Pular para o conteúdo
Brasil

Paradoxo da Representação: muitas entidades, poucos resultados no agro gaúcho

Celso Ricardo

Por Celso RicardoColunistaPublicado em 15/10/2026, 06:34Atualizado em 15/10/2026, 06:34

Compartilhar:
Paradoxo da Representação: muitas entidades, poucos resultados no agro gaúcho

Paradoxo da Representação: muitas entidades, poucos resultados no agro gaúcho

Por Celso Ricardo Ferreira – Consultor em Gestão Estratégica em Agronegócio

O Brasil possui uma das estruturas institucionais mais complexas do mundo quando se trata de representação do agronegócio. Federações, sindicatos rurais, associações de produtores, cooperativas, institutos setoriais e organizações de cadeia produtiva compõem uma rede que, em tese, deveria fortalecer a posição do produtor rural.

Atualmente, o país conta com aproximadamente 2.200 sindicatos rurais vinculados ao sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de 27 federações estaduais, centenas de cooperativas agropecuárias e inúmeras associações setoriais distribuídas pelas diferentes cadeias produtivas do agronegócio.

Entretanto, quando observamos a realidade de alguns estados brasileiros, surge um paradoxo evidente: quanto maior a estrutura institucional, nem sempre maiores são os resultados econômicos para o produtor rural.

Entre os estados com maior densidade institucional na representação do agronegócio brasileiro destacam-se três casos emblemáticos:

1º Paraná
2º Rio Grande do Sul
3º São Paulo

Esses estados concentram um grande número de federações, sindicatos rurais, cooperativas agropecuárias e associações setoriais, formando ambientes altamente organizados do ponto de vista institucional.

No Paraná, por exemplo, o sistema cooperativista é um dos mais estruturados do país. O estado possui mais de 230 cooperativas agropecuárias, além de uma ampla rede de sindicatos e entidades de representação rural. Essa estrutura institucional foi convertida em um poderoso motor de desenvolvimento econômico no campo. Atualmente, cerca de 60% da produção agrícola paranaense passa por cooperativas, que atuam não apenas na comercialização, mas também na industrialização, na agregação de valor e na inserção competitiva nos mercados internacionais.

O resultado é um agronegócio altamente organizado, produtivo e integrado à indústria.

Em São Paulo, observa-se um modelo diferente, mas igualmente eficiente. O agronegócio paulista se desenvolveu com forte integração entre produção agrícola, indústria e tecnologia. Cadeias produtivas como cana-de-açúcar, citros, proteína animal e biocombustíveis operam dentro de sistemas altamente sofisticados de produção e comercialização. A articulação entre entidades setoriais, cooperativas, indústria e centros de pesquisa consolidou um dos ambientes mais competitivos do agronegócio brasileiro.

No Rio Grande do Sul, entretanto, o cenário apresenta um contraste preocupante.

Apesar de possuir uma das mais densas estruturas de representação rural do país — com federações, sindicatos rurais, cooperativas, associações setoriais e múltiplas entidades de classe — os resultados econômicos para o produtor rural gaúcho têm se tornado cada vez mais desafiadores.

O estado enfrenta um cenário recorrente marcado por:

• margens cada vez mais pressionadas
• elevado nível de endividamento rural
• instabilidade climática frequente
• crescente fragilidade financeira de produtores

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma sequência de eventos climáticos severos. Entre 2020 e 2024, o estado enfrentou sucessivos ciclos de estiagem e enchentes que provocaram perdas significativas de produtividade em diversas cadeias agrícolas.

Ao mesmo tempo, o nível de endividamento rural no estado tornou-se um dos mais elevados do país, refletindo o impacto combinado de quebras de safra, aumento de custos de produção e maior volatilidade de mercado.

Apesar disso, a multiplicação de entidades que se apresentam como representantes do agronegócio gaúcho não tem sido acompanhada por avanços estruturais capazes de proteger a renda do produtor ou fortalecer sua posição econômica dentro das cadeias produtivas.

Esse fenômeno levanta uma questão inevitável: até que ponto a proliferação institucional está, de fato, gerando resultados concretos para quem produz?

Quando o número de organizações cresce, mas os problemas estruturais do setor permanecem — ou até se agravam — surge o risco de uma desconexão entre representação institucional e realidade econômica.

O produtor rural gaúcho, que historicamente foi um dos pilares da agricultura brasileira, parece cada vez mais exposto a riscos que vão desde a volatilidade climática até a instabilidade de mercado — muitas vezes sem instrumentos eficazes de proteção econômica.

O contraste com estados como Paraná e São Paulo torna essa situação ainda mais evidente.

Enquanto nesses estados a organização institucional contribuiu para consolidar sistemas produtivos robustos, competitivos e resilientes, no Rio Grande do Sul a percepção crescente entre produtores é de que a estrutura de representação não tem sido capaz de oferecer respostas proporcionais aos desafios enfrentados dentro da porteira.

A pergunta que emerge dessa realidade é inevitável:

uma grande quantidade de entidades significa, necessariamente, uma forte defesa do produtor rural?

Ou será que, em determinados contextos, a multiplicação institucional pode acabar diluindo responsabilidades e reduzindo a capacidade real de ação em favor de quem produz?

Para o produtor rural gaúcho, essa reflexão se torna cada vez mais urgente.

Porque, no fim das contas, a força de um sistema agrícola não se mede pelo número de entidades que afirmam representá-lo, mas pela capacidade dessas instituições de produzir resultados concretos para quem está dentro da porteira.

Fontes
IBGE – Contas Regionais
CEPEA/ESALQ – PIB do Agronegócio
CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
OCEPAR – Organização das Cooperativas do Paraná
OCERGS – Organização das Cooperativas do RS
CONAB – Safras e eventos climáticos
Banco Central – Crédito rural e endividamento agrícola

Comentários

Todos os comentários passam por moderação antes da publicação. Respeite as regras de convivência: não são permitidos discurso de ódio, ofensas ou spam.