O PRODUTOR RURAL JÁ ESTÁ DESCAPITALIZADO, E O BRASIL ENTRA EM 2027 SEM RESOLVER A CRISE FINANCEIRA QUE AMEAÇA SUA ECONOMIA
Por Celso RicardoColunistaPublicado em 30/10/2026, 07:28Atualizado em 30/10/2026, 07:28

O PRODUTOR RURAL JÁ ESTÁ DESCAPITALIZADO, E O BRASIL ENTRA EM 2027 SEM RESOLVER A CRISE FINANCEIRA QUE AMEAÇA SUA ECONOMIA
Por Celso Ricardo Ferreira – Consultor em Gestão Estratégica em Agronegócio
A crise financeira do produtor rural brasileiro não é uma previsão para os próximos quatro anos. Ela já está instalada. O endividamento, a perda de liquidez, o comprometimento patrimonial, o custo elevado do dinheiro e a insuficiência das margens econômicas já fazem parte da realidade de milhares de propriedades rurais. O que está em discussão agora é a capacidade do governo brasileiro de enfrentar uma crise que deixou de ser exclusivamente agrícola e passou a representar um problema econômico nacional.
O Brasil está encerrando 2026 com graves desequilíbrios fiscais, elevada dívida pública, despesas governamentais comprometendo parcela expressiva do orçamento, juros que continuam pressionando a atividade econômica e dificuldades estruturais que restringem a capacidade de investimento.
Não estamos diante de problemas isolados. Estamos diante de um conjunto de pressões que se reforçam e que atingem diretamente o setor produtivo.
O governo Lula não conseguiu eliminar essas fragilidades econômicas, e o país entra no próximo ciclo governamental carregando uma estrutura fiscal que limita sua capacidade de responder às necessidades de investimento, recuperação financeira e fortalecimento da produção nacional.
Enquanto Brasília administra seus compromissos orçamentários, o produtor rural administra dívidas, juros, custos operacionais, vencimentos bancários e a necessidade permanente de encontrar recursos para continuar produzindo.
A diferença é que o governo dispõe de instrumentos fiscais, tributários e financeiros que o produtor rural não possui. O produtor não pode criar impostos, emitir moeda ou transferir indefinidamente seus prejuízos para a sociedade. Quando seu caixa termina, sua capacidade de produzir e preservar o patrimônio fica comprometida.
O problema é ainda mais grave porque a crise financeira rural não se resume ao valor das dívidas acumuladas. Ela está relacionada à deterioração da capacidade econômica de gerar resultados suficientes para pagar essas obrigações e financiar a continuidade da atividade.
Uma propriedade pode apresentar produção elevada e, simultaneamente, registrar resultado econômico insuficiente, fluxo de caixa negativo e crescente dependência de financiamentos.
É exatamente essa contradição que precisa ocupar o centro do debate nacional.
Produzir não significa lucrar. Exportar não significa capitalizar o produtor. Renegociar uma dívida não significa recuperar uma empresa rural.
O modelo de resposta ao endividamento continua excessivamente concentrado na administração dos passivos financeiros, enquanto as causas estruturais da perda de rentabilidade permanecem sem solução abrangente.
O produtor renegocia, consegue eventualmente uma carência, recebe um prazo maior e continua enfrentando custos elevados, financiamento caro, riscos climáticos, oscilações comerciais e dificuldades de formação de capital próprio.
O resultado é um ciclo economicamente perverso: a dívida é reorganizada, mas a estrutura responsável pela incapacidade de pagamento permanece.
O produtor continua dependendo do crédito para custear a produção, financiar investimentos e, em determinadas situações, preservar a própria continuidade operacional.
Isso não representa independência financeira. Representa uma atividade produtiva submetida à dependência recorrente do sistema bancário.
A questão tributária amplia essa preocupação. O custo dos insumos, a tributação ao longo das cadeias produtivas, as despesas logísticas e os custos financeiros afetam a competitividade da produção. A transição tributária iniciada em 2026 e ampliada em 2027 exigirá atenção especial aos efeitos sobre o caixa das propriedades e empresas do agronegócio.
O país precisa compreender que uma política econômica incapaz de preservar margens, liquidez e retorno sobre o capital compromete a sustentabilidade financeira da produção, mesmo quando os indicadores físicos continuam apresentando resultados expressivos.
E esse problema já ultrapassou os limites das propriedades rurais.
Quando o produtor está descapitalizado, sua capacidade de adquirir máquinas, equipamentos, insumos e serviços diminui. Seus investimentos são adiados, o comércio regional perde dinamismo e as empresas fornecedoras enfrentam maior dificuldade para expandir suas operações.
O endividamento rural, portanto, não pode ser tratado como um problema particular entre produtores e instituições financeiras.
Ele representa uma deterioração da capacidade de circulação de riqueza em toda a estrutura econômica vinculada ao agronegócio.
Essa realidade é especialmente preocupante porque o Brasil depende do desempenho do agronegócio para sustentar parcela relevante de suas exportações, gerar divisas, movimentar cadeias industriais, preservar empregos e contribuir para a atividade econômica nacional.
Ao mesmo tempo, o país enfrenta pressões sobre suas contas externas, elevado comprometimento fiscal e dificuldades de ampliar investimentos públicos estruturantes.
O resultado é uma contradição econômica profunda: o Brasil necessita da riqueza produzida pelo agronegócio, mas não está conseguindo oferecer condições econômicas suficientes para recuperar de forma abrangente a capacidade financeira de sua base produtiva endividada.
O horizonte de 2027 a 2030 começa, portanto, com um problema concreto, acumulado e ainda sem solução estrutural.
Não é preciso esperar 2030 para identificar a crise. O produtor já está enfrentando suas consequências. O que precisa ser examinado é quanto essa deterioração continuará custando à economia brasileira.
Os dados disponíveis confirmam a gravidade do diagnóstico: o agronegócio registrou 1.990 pedidos de recuperação judicial em 2025, aumento de 56,4% sobre 2024. No segundo trimestre de 2026 foram outros 448 pedidos, embora esse número represente queda em relação ao mesmo trimestre anterior.
Além disso, o Banco Central informou ontem, 29 de outubro, uma dívida pública bruta de R$ 11,1 trilhões e despesas com juros de R$ 1,205 trilhão em doze meses.
Esses indicadores não significam que todos os produtores estejam financeiramente insolventes. Mas demonstram que a crise já é real, mensurável e grave para uma parcela expressiva do setor, enquanto o país enfrenta limitações fiscais concretas.
Comentários
Todos os comentários passam por moderação antes da publicação. Respeite as regras de convivência: não são permitidos discurso de ódio, ofensas ou spam.



